sábado, 25 de junho de 2011

a historia da fundaçao da cidade

A Fundação de Curitiba...


já era fim de tarde do dia 18 de novembro de 1668. Estavam alí, próximos ao rio Ivo, serra acima, trinta "homens bons" e vários indigenas, dentre eles o cacique da tribo Tingui, chamado de Tindiquera. Entre os brancos estavam Baltazar C. dos Reis, Mateus Leme, o capitão das canoas do sul - Eleodoro Ebano Pereira e, na minha opinião, a figura mais importante e responsavel por aquela reuniçao. Seu nome era Soares do Vale. Naquela noite, o cacique Tindiquera ficou o cajado na terra, indicando o local onde seria seguro construir a igreja para a Santa (Nossa Senhora da Luz). - Core-Atuba (Core: Pinhão; Atuba: Região com cmuitas árvores frutiferas.) - Essas foram as palavras do indio.

A partir daquela noite, a Vila de Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais de Core-Atuba estava fundada.

A data da fundação da cidade de Curitiba mudou para 29 de março de 1693 quando em 1906 os historiadores entraram em consenso.

Agora vamos falar um pouco de alguns dos principais responsaveis pela fundação da cidade.

- Cacique Tindiquera: Cacique da tribo Tingui, que vivia na região onde hoje está a cidade de Curitiba. Suas casas não eram ocas tradicionais, mas sim buracos na terra, pois a região era muito fria.

- Soares do Vale - Fugiu da capitania de São Paulo por conta de um desentendimento com o governador da mesma. Foi parar às margens de um rio, numa região onde os indios denominavam de Atuba. (Muitas arvores frutiferas). Como os indios eram amigaveis, mandou recado para sua familia e amigos virem ao seu encontro.

Vieram eles, então, trazendo uma estátua de madeira de uma Santa ( Nossa Senhora da Luz) da qual eram devotos.

Aqui chegando, estabeleceram-se às margens do rio Atuba e o local ficou conhecido como Villinha.

Queriam eles construir uma capela para a Santa, mas improvisaram um altar e verificaram que a santa, milagrosamente, mudava de posição de um dia para o outro, como se quisesse apontar um outro lugar para a construção da capela.

Impressionados com o fato da santa mudar de posição, os moradores da Vilinha foram mudando de lugar, dia apos dia, até que a santa finalmente parou de se mexer.

Estavam eles às margens do rio Ivo, onde exploradores e faicadores já haviam descoberto ouro.

Só tinha um problema. Grande parte daquela região ficava alagada quando das cheias dos rios (Ivo, Belem, etc...).

Perguntaram então para o cacique da tribo Tingui se havia algum local que não inundava com as cheias e pediram para que ele apontasse.

O cacique da tribo Tingui, no entardecer do dia 18 de novembro de 1668 apontou o local.

Este local era um antigo cemiterio indigena e não alagava. Alí foi construida a capela para a Santa, que transformou-se na catedral de Curitiba e na Praça Tiradentes













Nenhum comentário:

Postar um comentário